A reunião da Câmara de Santa Cruz, que hoje teve lugar, aprovou propostas de abertura de procedimento para duas empreitadas de diminuição de perdas da rede de distribuição de água potável, concretamente no subsistema da Igreja, na Camacha, e no subsistema Barreiros, no Caniço.
Em causa, de acordo com uma nota enviada à redação, está um investimento na ordem dos dois milhões de euros, comparticipado pelo FEDER, e que tem em conta a circunstância de a distribuição de água potável à população ser uma das principais competências do município, sendo, por isso, cada vez mais premente a implementação de ações que visem a redução de perdas nas redes, com vista à eficiência dos recursos e dos serviços prestados.
Na reunião foram também aprovadas, de acordo com a nota, outras duas propostas que visam a manutenção das rendas nos mercados municipais e agrícolas do concelho. Assim, mantêm-se as rendas no Mercadinho da Camacha, por forma a não onerar os comerciantes que se queixam de, por vezes, terem rendimentos baixos, tendo a autarquia sido sensível a essa situação. No caso do Mercado Agrícola do Santo da Serra a renda mantém-se devido às obras em curso, e no caso do Mercado Municipal de Santa Cruz também se mantêm pela necessidade de obras de requalificação do espaço. Ou seja, nos dois casos a manutenção das rendas consubstancia uma medida compensatória, considerada necessária face aos constrangimentos existentes e os prejuízos decorrentes do atual circunstancialismo dos dois espaços.
Todas estas propostas foram aprovadas por unanimidade, com os votos do JPP e da Coligação Mais Santa Cruz.