Decorre, esta manhã, a Mostra das Tecnologias e uma conferência sobre cibersegurança/proteção de dados, modernização administrativa, inteligência artificial e cidades e portos inteligentes, organizada pela ACIF.
Na sessão de abertura, o secretário regional de Economia, Mar e Pescas saudou a ACIF pela “brilhante iniciativa”, sublinhando que o executivo madeirense está “perfeitamente alinhado” com os objetivos de segurança e modernização tecnológica das empresas e serviços.
”Duplicámos o número de empresas tecnológicas e quintuplicamos a fatura das mesmas”, recordou Rui Barreto, acrescentando que “a Madeira tem condições absolutamente notáveis” para receber empresas desta natureza, reforçou Rui Barreto.
Considerando que a tecnologia veio para ficar, “é inevitável”, o secretário regional sublinhou que a Região tem acompanhado essa evolução aos mais vários níveis, como no turismo e na educação.
Tal como afirmou antes o presidente da ACIF, Jorge Veiga França, Rui Barreto considerou que o território insular não é uma barreira para a evolução tecnológica na Madeira, que pode ser um laboratório de empresas, um ‘living lab’ em vários setores, incluindo agrícola. Lembrou os trabalhos desenvolvidos pela Universidade da Madeira, da ARDITI, do exército, entre outras.
”Eu confio na ciência”, frisou Rui Barreto, lembrando a importância desta no combate à pandemia. Aliás, não tem dúvidas de que será a ciência que vai garantir a sustentabilidade do planeta.
Rui Barreto felicitou a ACIF pela iniciativa, que deve ser repetida e exortou as empresas e cidadãos a não terem receios na internacionalização, com uma estratégia “de matilha”, integrada e de valor para apostar nos diversos mercados.
Adiantou ainda que a Região estará atenta e a investir nas novas tecnologias, nas empresas tecnológicas regionais, com verbas no âmbito do programa Madeira 2030, e na abrangência do PRR.
”O nosso objetivo é trabalhar convosco, não queremos vos atrapalhar”, disse ainda, considerando que a Madeira pode se desenvolver ainda mais, como centros científicos em diferentes áreas.