MADEIRA Meteorologia

Rodrigues diz que a nova legislatura será a “mais exigente” de todas e pede “humildade” a todos

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
06 Junho 2024
16:18

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considerou hoje, na tomada de posse do novo Governo Regional, que a legislatura que agora se inicia é a “mais desafiante e mais exigente” da história da democracia e da autonomia na Madeira.

“Pela primeira vez em quase cinco décadas, toma posse um Governo Regional minoritário, cuja governação depende do diálogo e da negociação que forem mantidas entre si e as outras forças políticas, representadas no Parlamento”, enquadrou, defendendo a necessidade “de encontrar entendimentos que permitam a estabilidade política e a governabilidade da Madeira”.

Dizendo tratar-se de um “tempo novo”, José Manuel Rodrigues considera que é preciso também “novas posturas”, “novos comportamentos” e, sobretudo, “uma grande humildade democrática”.

“Quem não perceber esta realidade, ou a ignorar, incorre num perigoso erro que os madeirenses não perdoarão”, avisou, porque “não podemos ir de eleição em eleição, acrescentando problemas aos problemas já existentes”.

Depois, o presidente da Assembleia Legislativa disse que os “madeirenses desejam ardentemente” a aprovação de um Orçamento que retire a administração pública da “paralisia em que esta ficou mergulhada”, que permita relançar o investimento e as obras públicas, que maximize o aproveitamento dos fundos europeus, que reduza os impostos e que crie as condições de confiança para a retoma do investimento privado.

Para Rodrigues, o novo espetro político saído das eleições reforça a Assembleia como centro do debate político e espaço de negociação entre quem é Governo e as restantes forças partidárias” e, por isso, “do Governo espera-se humildade, diálogo e capacidade negocial”, mas “às oposições exige-se, precisamente, a mesma forma de estar”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas