MADEIRA Meteorologia

Mpox: África tem em média 3.000 novos casos por semana e epidemia continua a propagar-se

Data de publicação
10 Abril 2025
20:01

- A epidemia de Monkeypox (mpox) continua a aumentar em África, onde este ano, em média, foram notificados 3.000 casos por semana, alertou hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).

“Infelizmente, vemos que o número de casos continua a aumentar. Tanto nos casos suspeitos como nos casos confirmados, vemos algum aumento e temos uma média de 3.000 casos suspeitos por semana este ano”, disse o gestor adjunto de incidentes dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África), Yap Boum, na conferência de imprensa semanal ‘online’.

“É importante realçar, como temos repetidamente mencionado, a baixa cobertura de testes, que é de cerca de 21%. Isto significa que, em cada dez casos suspeitos, apenas dois serão testados. Por isso, o que comunicamos em termos de casos confirmados é apenas uma pequena parte”, disse Boum.

África notificou 117.678 casos suspeitos e 26.927 casos confirmados em laboratório em pouco mais de 20 países do continente desde janeiro de 2024.

Até à data, foram registadas 1.709 mortes, a grande maioria na República Democrática do Congo (RDCongo), nação vizinha de Angola, de acordo com a agência de saúde da UA.

Assim, a RDCongo continua a ser o epicentro da edpidemia, com 90.406 casos suspeitos e 17.262 casos confirmados.

A agência de saúde da UA declarou o mpox uma emergência de saúde pública de segurança continental em 13 de agosto e, no dia seguinte, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o estado de alerta sanitário internacional para a doença, uma medida que a OMS também decidiu prolongar.

A mpox é uma doença infecciosa que pode provocar uma erupção cutânea dolorosa, gânglios linfáticos inchados, febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas e falta de energia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas