O Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) considera urgente a realização de uma inspeção técnica e a implementação de medidas de reforço de segurança na ponte do Largo da Fonte, freguesia do Monte.
“Esta infraestrutura, que integra o conjunto histórico do antigo Caminho de Ferro do Monte (século XIX – XX), continua a ser diariamente utilizada por centenas de pessoas e automóveis, sem que ofereça condições adequadas de proteção”, refere um comunicado assinado por Liana Reis, coordenadora regional do partido.
O partido entende que os varandins existentes são de altura insuficiente e apresentam uma proteção mínima, não garantindo a segurança necessária a peões — incluindo crianças e jovens.
“A situação é ainda mais grave perante a ausência de dados públicos sobre a última intervenção de manutenção ou fiscalização técnica, o que demonstra falta de transparência e planeamento das entidades responsáveis”, denota ainda.
Nesse sentido, o RIR propõe as seguintes medidas: Uma inspeção técnica independente e imediata ao estado estrutural da ponte; a substituição dos atuais varandins por sistemas de proteção adequados e conformes às normas atuais de segurança; e a criação de um plano regular de fiscalização preventiva, com relatórios acessíveis à população.
“Não se trata apenas de preservar uma ponte histórica, mas de proteger vidas humanas. A segurança dos residentes, turistas e, sobretudo, das crianças e jovens que diariamente ali passam tem de ser uma prioridade inadiável”, concluiu.