MADEIRA Meteorologia

Ricardo Nascimento destacou os investimentos feitos no Campanário

Data de publicação
15 Maio 2025
22:47

Ciente das necessidades da população, Ricardo Nascimento mostrou ser um presidente atento e destacou os apoios concedidos às pessoas da freguesia em diversas áreas. “Apoiamos atualmente 118 crianças com o pagamento de 40% da mensalidade da creche, já ajudamos 42 famílias na requalificação as suas casas e 186 pessoas beneficiam do cartão do idoso que ajuda na aquisição de medicamentos e fraldas e comparticipa exames complementares”.

O autarca destacou ainda os investimentos feitos na freguesia ao longo dos últimos anos, como a requalificação da antiga escola do Porto dá Ribeira em habitação através da Estratégia Local de Habitação e a pavimentação da Estrada da Adega.

Sublinhou o apoio à cultura através da dinamização do Espaço do Artesão, do Carnaval trapalhão na freguesia, da Feira do Campanário, dos eventos de Natal, do apoio às associações e aos eventos religiosos, com destaque para o apoio autárquico à sala de espólio da igreja do Campanário, entre outros.

Referiu também as obras em curso, nomeadamente, a construção do Caminho do Tranqual ou a requalificação do Caminho do Pedregal que beneficia um grande núcleo populacional.

O autarca anunciou que tem já o visto do Tribunal de Contas para lançar o caminho agrícola da Pedra e prepara-te para requalificar a Estrada das Voltas, abaixo do Vista Alegre. Aguarda ainda a abertura de candidaturas do Proderam para recandidatar alguns caminhos.

Ao representante do governo regional, na pessoa do secretário Nuno Maciel, recordou a necessidade de um auditório adequado às necessidades da freguesia, um pavilhão desportivo, uma zona de lazer e bem-estar direcionado à crianças e à prática de desporto, assim como o nó da via rápida.

Por sua vez o presidente da Junta de Freguesia abordou o trabalho que tem feito no terreno.

“Temos tido desde 2021 diversas reconstruções integrais de veredas que não ofereciam condições de segurança à circulação, sendo este tipo de intervenções o principal foco do nosso executivo, situação que se manterá até ao final deste mandato pois temos no terreno e por concretizar dentro em breve novas requalificações de veredas”.

David Sousa ressalvou ainda a recuperação de todos os fontenários existentes na freguesia (14), numa empreitada que “devolveu a operacionalidade destas infraestruturas e procurou valorizar o seu legado através da devolução da sua traça arquitetónica original”. Frisou ainda a construção de um miradouro no sítio do pinheiro e a recuperação do miradouro da Senhora dos Caminhos, empreitada que começará em breve.

O presidente da Junta alertou ainda para a necessidade de “resolução do impasse em que se encontra o Calhau da Lapa, local de elevado interesse patrimonial e histórico da nossa freguesia”, pedindo ao Governo e às forças vivas da freguesia que “se pense o futuro do Campanário numa perspetiva de desenvolvimento integral e que este seja um governo de compromisso para connosco, mas sobretudo de execução”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas