MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava recebe rastreio de saúde visual infantil

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Abril 2023
17:46

O rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI) vai decorrer no concelho da Ribeira Brava nos próximos dias 3, 4, 10 e 11 de maio, anunciou hoje o SESARAM.

De acordo com a mesma fonte, entre ontem e hoje, 60 crianças do concelho da Ponta do Sol foram rastreadas no Centro de Saúde desta vila.

Este rastreio de base populacional teve início em janeiro de 2023, no concelho de Santa Cruz, seguindo, posteriormente, para os restantes concelhos da Região, tendo por objetivo abranger duas mil crianças inscritas nos centros de Saúde que completam 4 anos neste ano civil.

Diminuir a prevalência de ambliopia (doença conhecida como olho preguiçoso e que pode levar a uma perda de visão, não corrigível com óculos) e obter importantes ganhos individuais e sociais são os objetivos do rastreio. O rastreio permitirá identificar os casos de erros refrativos e ambliopia atempadamente e em larga escala na RAM, bem como, possibilitar o diagnóstico e o tratamento atempado.

O exame é realizado por técnicos de ortóptica especializados, nos centros de Saúde, e os resultados são depois interpretados no Centro Especializado de Leitura (por um médico especialista diferenciado). Nos casos positivos, as crianças são convocadas para uma consulta hospitalar.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas