O Grupo Parlamentar do PSD-Madeira fez saber hoje, em comunicado, que “considera inaceitável a tentativa de criar, na opinião pública, um mito em torno de alegados cortes no Orçamento Regional para a área da Saúde”.
No sentido de provar que “tal narrativa, além de falsa, procura obscurecer a realidade dos factos”, os deputados social-democratas dizem que “em 2026, o Orçamento Regional para a Saúde aumenta 40 milhões de euros face ao ano anterior, passando de 497 para 537 milhões de euros”.
A deputada Joana Silva, citada no documento, destaca que “este aumento expressivo, que corresponde a uma das maiores fatias de todo o Orçamento da Região, demonstra a prioridade política e social atribuída à saúde dos madeirenses e portosantenses, refletindo uma gestão rigorosa e sustentável das finanças públicas.”
“A verdade é só uma: o Orçamento da Saúde não diminui, cresce - e cresce de forma expressiva. Cresce porque há um Governo Regional que sabe onde deve investir, que coloca as pessoas em primeiro lugar e que tem uma visão clara para o futuro do nosso sistema de saúde”, reforça.