MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava: Programas Jovem em Formação e Monitor Júnior congregam cerca de 100 participantes

Data de publicação
24 Junho 2025
17:38

Cerca de 100 jovens do concelho da Ribeira Brava integram, este ano, os programas regionais ‘Jovem em Formação’ e ‘Monitor Júnior’ que possibilita um contacto laboral numa entidade ou instituição do Município.

Esta tarde, na sessão de boas-vindas que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, o presidente Ricardo Nascimento sugeriu aos jovens estudantes que olhem para estes programas com dois objetivos. “Por um lado, esta experiência permite-vos contactar com o mundo do trabalho, com o voluntariado, com o serviço às pessoas e com outras profissões. Por outro, possibilita ganhar algum dinheiro para as férias”, referiu o autarca.

Nascimento agradeceu à Direção Regional da Juventude por ter esta iniciativa no terreno que é uma “mais-valia para os jovens madeirenses” e sublinhou estar muito satisfeito por ver muitos jovens do concelho integrados nestes projetos que podem ser “oportunidades de trabalho para o futuro”.

Aproveitou para recordar algumas políticas municipais direcionadas aos jovens, como o Cartão Jovem que permite a redução de 50% das taxas municipais e as facilidades para aquisição da primeira habitação a jovens até aos 35 anos. Além disso a autarquia tem sempre as portas abertas para aceitar estágios profissionais ao longo do ano, numa parceria com o Instituto de Emprego da Madeira, e dispõe de um Programa Municipal de Incentivo ao Emprego.

André Alves, Diretor Regional de Juventude, destacou o investimento de 500 mil euros do Governo Regional nestes dois programas que considera “importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional” dos jovens madeirenses, na medida em que possibilita que cada um perceba quais as áreas laborais que mais gosta.

“Estas experiências permitem que adquiram competências e que possam perceber se a área que escolheram é aquilo que querem ou não fazer para o resto da vida”, referiu o governante, tendo agradecido à Câmara Municipal a dinamização do concelho e da economia local que permite às empresas ter jovens a estagiar.

Em termos de percentagem, referiu que o Concelho da Ribera Brava é dos que tem o maior número de jovens aderentes aos programas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas