MADEIRA Meteorologia

Regras excecionais de avaliação dos enfermeiros teve parecer favorável

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Abril 2023
10:53

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, anunciou, na reunião que teve ontem com a estrutura sindical dos enfermeiros da RAM, que a proposta de alteração ao Decreto Legislativo Regional (DLR), apresentada pelo Serviço de Saúde da RAM, o qual prevê a criação de regras excecionais para a avaliação do desempenho, obteve por parte da Direção Regional da Administração Pública, parecer favorável.

Concluída esta etapa, a proposta de diploma segue para apreciação e aprovação no próximo conselho de Governo.

Conforme esclarece uma nota enviada à redação, o presente diploma pretende dar solução às às situações identificadas em matéria de gestão equitativa de recursos humanos no SESARAM, mais concretamente a "atribuição de 4 pontos a todos os colaboradores do SESARAM (6000) relativamente a avaliação do desempenho referentes aos biénios de 2019/2020 e 2021/2022", "a regularização da contagem de pontos dos enfermeiros especialistas e gestores" e da "situação dos enfermeiros subsistentes, passando a distinguir a antiguidade" e, por fim, "contempla para efeitos de avaliação, todas as situações de trabalhadores com contrato de trabalho a termo, no mínimo com seis de meses de exercício de funções".

Segundo a tutela, todo o colaborador do Serviço de Saúde da RAM pode solicitar a avaliação do desempenho tendo por base a ponderação curricular, caso considere que a atribuição dos 4 pontos não reflete a sua atividade.

Após a aprovação do conselho de governo, a proposta de diploma do SESARAM, segue para análise e aprovação na Assembleia Legislativa Regional, assegurando a auscultação dos parceiros, nomeadamente as estruturas sindicais.

"Esta proposta de DLR repõe com toda a justiça o equilíbrio em matéria de gestão de recursos humanos no Serviço de Saúde da RAM. Inclusive repõe a equidade entre os diversos enfermeiros que tinham sido comprometidas pela sucessão de regimes na carreira mormente, pelas transições automáticas operadas pelo Decreto-Lei nº 71/2019, de 27 de maio, para as categorias de enfermeiro especialista e enfermeiro gestor, ficando acautelado a relevância das avaliações do desempenho anteriores a esse reposicionamento e, ainda, o direito ao suplemento remuneratório", afirma a secretaria regional.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas