MADEIRA Meteorologia

Quinze mulheres, em situação de desemprego, seguem para estágio em Bordado da Madeira

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
11 Janeiro 2026
12:25

Terminou na passada sexta-feira a componente formativa teórica e prática do Curso de Bordado da Madeira, na qual se formaram 15 mulheres, todas elas em situação de desemprego.

Este primeiro curso profissional decorreu entre setembro de 2025 e janeiro deste ano, nas instalações do IVBAM. Ao longo deste período, as formandas participaram, de acordo com as entidades competentes, em nove módulos, orientados por cinco formadoras, onde foram combinandos saberes teóricos e práticos “essenciais à aprendizagem e valorização do ofício de bordadeira”.

No decorrer da formação, as participantes tiveram, de igual modo, a oportunidade de aprofundar conhecimentos fundamentais para a continuidade e salvaguarda do Bordado da Madeira, nomeadamente o seu processo produtivo, a leitura e interpretação da codificação associada aos desenhos estampados, correta execução dos pontos, bem como o contacto aprofundado com as matérias-primas, equipamentos e utensílios adequados à execução desta arte tradicional. “Esta abordagem permitiu consolidar competências técnicas e reforçar a compreensão do rigor, da autenticidade e da qualidade que distinguem o Bordado da Madeira”, explica a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.

O curso entra agora numa nova fase, com o início do estágio em contexto profissional, que decorre entre 12 de janeiro e 13 de março, com uma carga horária de sete horas diárias, cinco dias por semana. As formandas serão integradas em diferentes entidades do setor ou em entidades que estejam relacionadas com a formação e aprendizagem do Bordado da Madeira.

Este projeto assume, segundo a tutela, particular relevância para a transmissão do conhecimento da técnica do Bordado da Madeira, “contribuindo para a valorização do ofício de bordadeira e para a preservação de uma atividade profundamente enraizada na identidade cultural da Região”. A aposta na formação de novos agentes qualificados “representa um passo decisivo na continuidade deste património, assegurando a sua projeção futura e o seu reconhecimento enquanto expressão singular da cultura madeirense”.

Refira-se que o curso é promovido pela COMPETIR – Formação & Serviços, em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas