MADEIRA Meteorologia

PTP: “É inaceitável que a lei que devia ter protegido lince o tenha matado”

Data de publicação
08 Agosto 2024
16:48

O PTP considerou hoje ser “inaceitável que a lei que devia ter protegido lince o tenha matado”, segundo se lê em comunicado de imprensa, que cita Raquel Coelho.

A dirigente criticou a “leviandade do Ministério Público ao retirar abruptamente o animal dos tutores quando as autoridades regionais não tinham as condições necessárias para cuidar do animal, sobretudo, depois de ter sido atestado as boas condições em que o animal se encontrava”, lê-se na mesma nota, na qual se sublinha que “os tutores do animal deveriam ter ficado como fiel depositário durante o desenrolar do processo”.

“Os animais não são máquinas que se ligam e desligam, criam laços afectivos com os tutores, que não se quebram por força da lei e isso nunca foi tomado em consideração”, lamentou Raquel Coelho. Se não fosse pelo alerta das associações de proteção dos animais nem saberíamos da injustiça à volta do caso”, acrescentou Raquel Coelho.

Para os trabalhistas, “o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza não soube zelar pelo interesse do animal”, pelo são pedidas “responsabilidades à Secretaria da Tutela, liderada por Rafaela Fernandes”.

Raquel Coelho lembra “o animal faleceu após levar com o dardo sedativo”, um facto que levanta “questões para quem preparou a dose e administrou”.

“O animal estava bem mais magro do que quando foi apreendido”, observou, questionando “se isso foi tomado em consideração quando foi preparado o sedativo”.

O PTP considera ainda que “o caso está a causar alarme social e revolta na sociedade madeirense, e que se o lince Bores foi vítima de negligência as responsabilidades têm de ser assumidas“.

Para Raquel Coelho, “este é um dia negro para os amantes dos animais e que a lei e os procedimentos nestes casos têm de ser repensados”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas