Desde que iniciou, na década de 80, o policiamento dedicado aos estabelecimentos de ensino, a Polícia de Segurança Pública tem desenvolvido ações proativas dedicadas à segurança de toda a comunidade escolar. Também na Madeira, neste início de ano letivo a PSP dedicará especial atenção à segurança dos estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativos e do respetivo pessoal docente e não docente e todos os seus alunos.
No âmbito do Programa Escola Segura, a PSP "dispõe de policias especificamente formados para concretizar o policiamento de proximidade em ambiente escolar e que têm efetuado um trabalho muito relevante, permitindo, entre outras vantagens, sinalizar e intervir precocemente em situações de violência doméstica e maus-tratos a menores, mas também de bullying", pode ler-se em comunicado.
Para este ano letivo, a PSP quer continuar a consolidar o trabalho nesta operação, com ações de sensibilização, ações de prevenção e fiscalização.
Como principais objetivos, a PSP identifica a fiscalização no que toca à venda de bebidas alcóolicas a menores, fomentando ainda a diminuição do cometimento de crimes junto e dentro da comunidade escolar. A PSP quer anda intensificar a ação no combate ao tráfico e consumo de drogas.
Daniel Faria