MADEIRA Meteorologia

PSD sensibiliza jovens para importância do voto antecipado

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Agosto 2023
17:16

O PSD está a sensibilizar os jovens universitários deslocados para a importância do cumprimento do seu dever cívico, através do voto antecipado.

Após uma reunião, na Assembleia Legislativa da Madeira, do Grupo Parlamentar com a Comissão Política da JSD, que hoje lança a campanha 'Não fiques fora de jogo., dá uso ao voto antecipado', Bruno Melim, deputado, e candidato a novo mandato, e líder da 'Jota' social-democrata, salienta que o objetivo é o de alertar "os nossos jovens estudantes e deslocados para a possibilidade de exercerem o seu direito de voto nas próximas Eleições Regionais, do dia 24 de setembro".

Para esse efeito, refere, têm de entregar, até ao dia 4 de setembro, junto das câmaras municipais dos locais onde são residentes na Madeira, o requerimento, juntando o certificado de matrícula do ano letivo 2023/2024 e cópia do cartão de cidadão e fazendo referência à morada onde estão deslocados. Um processo que, conforme salienta, poderá ser realizado online, sendo o voto exercido no dia 15 de setembro na Câmara Municipal do sítio onde estão deslocados, por motivo de estudos.

Neste contexto, o deputado considera "importante que as novas gerações possam dizer presente a este desafio e a esta chamada da Autonomia", lembrando que, nos últimos quatro anos, "foi fundamental uma representação forte da Juventude, naquilo que são os desideratos desta camada mais jovem", dando o exemplo da batalha travada no que diz respeito ao contingente de acesso ao ensino superior, garantindo que os jovens que estão agora a terminar a candidatura não ficassem prejudicados, bem como de "outras propostas que nem sempre receberam por parte da Assembleia da República a devida atenção", mas, ainda assim, "o principal órgão de governo próprio da Região Autónoma da Madeira não deixou de dizer presente, de apresentar propostas e de demonstrar aquelas que são as principais reivindicações dos nossos jovens".

Por outro lado, Bruno Melim salienta que esta é também "uma oportunidade para todos os jovens que estão preocupados com o futuro da Região de não quererem o extremismo e populismo e de votarem naquela que é a diferença entre as forças moderadas e as forças extremistas e naqueles que são os principais desafios que a Autonomia terá para 2023, 2024 e até 2027".

"Estamos certos de que esta campanha "Não fiques fora de jogo" é uma forma clara de apelar ao sentido cívico e à participação destes nossos jovens, com a consciência de que há muito para fazer, muito para construir, e que esta representação da Juventude será mais forte e poderá ter mais lugares se estes exercerem o seu direito de voto", concluiu.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas