O deputado Higino Teles vangloriou o crescimento registado no setor das pescas na Região, demonstrado ‘‘através dos resultados do primeiro semestre de 2022, onde se verifica que o valor médio do peixe espada valorizou cerca de 40%’’, conforme se pode concluir pela ‘‘faturação de 3,261 milhões de euros, em 2021, e de 4,494 milhões de euros, em 2022’’.
O grupo parlamentar do PSD desenvolveu uma iniciativa política hoje na baía de Câmara de Lobos com o objetivo de louvar o trabalho exemplar dos pescadores, destacando o seu ‘‘grande empenho e profissionalismo’’.
O deputado constatou que ‘‘os resultados de capturas até 31 de julho mostraram que já se ultrapassaram as 1100 toneladas, sendo que a quota anual é de 2198 toneladas’’.
Para os social-democratas, é importante salientar que o Governo Regional apoia constantemente o setor das pescas, incluindo o do peixe espada preto, com maior relevância para os pescadores de Câmara de Lobos.
Como exemplo, recordou os apoios concedidos na ordem dos 2 milhões de euros, no período Covid, dirigidos a ‘‘pescadores e armadores, isenções de taxas de Lota, taxas de conservação e de fornecimento de gelo e, ainda, apoio direto à frota espadeira’’.
Higino Teles acrescentou ainda que, apesar dos encargos terem aumentado, ‘‘o produto tem escoamento e merece ser valorizado’’.
Pedro Freitas