MADEIRA Meteorologia

PSD destaca resposta global e intergeracional do Lar da Tabua

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Fevereiro 2023
12:53

O grupo parlamentar do PSD destacou a importante intervenção do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua na comunidade local e regional, na gestão de várias respostas sociais, salientando o facto de ter sido pioneiro ao criar na Região e ao nível nacional um lar intergeracional, permitindo um convívio constante entre os idosos e as crianças e jovens, recriando um ambiente familiar entre avós e netos.

"O Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua realiza a sua ação em cooperação com o Centro de Segurança Social da Madeira, através de duas valências: a valência Sénior e a valência de Infância e Juventude", realçou a deputada Clara Tiago, numa visita realizada a esta Instituição Particular de Solidariedade Social, no âmbito das Jornadas Locais, que decorrem na Ribeira Brava.

Num comunicado sobre a iniciativa, enviado às redações pelo partido, a deputada sublinhou que aquilo que se pretende é garantir uma vida digna tanto às crianças e jovens que são acolhidos, pelas mais diversas situações, como aos idosos, que se encontram na estrutura residencial, através da prestação de cuidados e serviços especializados e individualizados.

O Centro integra o Lar Intergeracional, com 42 idosos, e o Centro de Acolhimento Temporário Gracinda Tito, que acolhe, atualmente, 25 crianças e jovens, por decisão judicial e provenientes que famílias que não têm, no momento, capacidade parental para fazê-lo.

"Estamos perante uma importante resposta social, adequada, específica e qualificada, onde para além de se procurar proporcionar um envelhecimento ativo, com qualidade, bem-estar e conforto aos mais idosos, e um crescimento saudável das crianças, atende-se a outros aspetos que são essenciais: a partilha de afetos, saberes e experiências entre gerações."

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas