MADEIRA Meteorologia

PSD defende retoma das atividades de certificação de nadadores-salvadores

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Março 2021
14:35

O grupo parlamentar do PSD manifestou hoje a sua preocupação pelo facto da formação para nadador-salvador se encontrar, neste momento, suspensa, uma vez que não estão a ser assegurados, pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), os exames específicos de aptidão técnica.

"Isto preocupa-nos, numa altura em que precisamos de nadadores-salvadores, temos a formação suspensa, temos 11 novos nadadores-salvadores que estavam a fazer a sua formação e que viram essa formação interrompida e que, como tal, não vão poder iniciar as suas funções nos próximos tempos", afirmou o deputado Brício Araújo, após uma reunião com os responsáveis do IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira, a única escola na Região certificada pelo Instituto de Socorros a Náufragos para este tipo de formação.

Segundo o deputado, as informações que surgem são no sentido da suspensão se manter, pelo menos, até 31 de dezembro de 2021, data até à qual foram prorrogadas as certificações pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

Nesse sentido, o grupo parlamentar vai recomendar, através de Projeto de Resolução, que o Instituto de Socorros a Náufragos crie as condições para que a formação possa ser retomada. No fundo, explicou Brício Araújo, o que se pretende é que "o Instituto de Socorros a Náufragos retome as ações de certificação que permitam às escolas de formação terminar a formação já iniciada e também iniciar novos cursos".

Aliás, acrescentou, "o próprio Instituto de Socorros a Náufragos encontra-se, neste momento, a preparar uma ação de formação, o que significa, implicitamente, que reconhece, que estão reunidas as condições para essa formação". Nesse sentido, e por uma questão de "coerência", sublinhou, deve também assegurar a mesma possibilidade às escolas de formação da Madeira, "cumprindo-se, naturalmente, todas as determinações e recomendações em termos de saúde pública".

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas