“Estamos a concretizar, estamos a construir, estamos a fazer acontecer e estamos a dar soluções em termos habitacionais” aos Madeirenses, declarou Brício Araújo, esta manhã, numa visita “a um empreendimento construído pelo Governo Regional”, em Santa Cruz.
O deputado social democrata lembrou que, ali, serão “44 habitações que serão entregues até ao fim do ano” e recordou que o Governo, “em dois anos, entrega cerca de 450 habitações e, até 2026, irá entregar cerca de 805” em toda a Região.
“Sabemos que outros, muitas vezes, falaram de habitação e nunca foram capazes de fazer acontecer” reiterou Brício Araújo que afirmou, também, que “esta política de habitação deve ser realçada, é uma política de habitação com recursos a fundos europeus, como forma de não sobrecarregar o contribuinte regional”.
Por outro lado, o parlamentar, debruçando-se sobre o caso concreto local, disse que “até ao final de 2025, o Governo vai entregar 84 habitações no concelho de Santa Cruz, curiosamente num concelho governado por um partido que é, hoje, o maior partido da oposição, um partido que, em 12 anos, em termos de habitação, não foi capaz de fazer nada, não construiu uma única casa e ainda tem o atrevimento de falar de habitação. É um partido que não aproveitou os fundos europeus”, apesar “dos municípios terem acesso através do 1º Direito”, “ao contrário de outros municípios como o Funchal ou Câmara de Lobos”.
A finalizar, o Grupo Parlamentar do PSD lamentou que “o JPP tenha uma política de demagogia pura, de populismo puro e tenha, até, o atrevimento de falar de habitação, quando não fez uma única habitação e (...) nem conseguiu instruir corretamente” uma candidatura, que foi, aliás, devolvida pelo IHRU, o que demonstra a sua “incompetência e amadorismo”.