MADEIRA Meteorologia

PS recomenda requalificação do cais da Fajã de Mar no Faial

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
12:21

No segundo diploma do dia, no plenário madeirense, nesta terça-feira, o PS apresentou um projeto de resolução visando a recomendação ao Governo Regional da requalificação do cais da Fajã de Mar no Faial.

O documento foi explanado por Tânia Freitas que relevou que muitos são os países que vão reconhecendo "valor e potencial económico do oceano, colocando na sua agenda a requalificação de recursos", com a deputada do PS a evidenciar que "Madeira tem espaços para essa a médio e curto prazo".
Neste âmbito enquadra-se a Fajã de Mar, "um pequeno paraíso com condições impares", lembrando eu outrora dali "seguiram mercadorias para o Funchal".
Tânia Freitas diz que é "importante conhecer-se o ponto de partida e perceber-se onde se quer chegar" e que, no caso específico, "o ponto de partida é zero, pois tem sido esquecida ao longo dos anos".
O objetivo, conforme realçou, "é criar condições para atividades de recreio, desporto e cultura", entre outras que iriam potenciar também o emprego.
Propiciar "acesso e segurança a banhistas" de uma infraestrutura que também seria "utilizado também por pescadores locais" é uma das metas, sendo que entre as reivindicações está a "melhoria do acesso rodoviário, criação de espaços para a empresas, uma estrutura de um posto de salvamento", com Tânia Freitas a referir que aquele espaço não tem sido beneficiado pelo Governo Regional.
Quase de imediato, Cláudia Perestrelo ripostou, pela bancada da maioria, deixando indícios, desde já, que a proposta de recomendação não deverá ser sancionada amanhã, em dia de votação.
A deputada do PSD - tal como Tânia Freitas oriunda do concelho de Santana - elencou alguns melhoramentos já efetuados, falou numa "estratégia concertada" com o poder local e disse estranhar este súbito interesse do PS pela Fajã de Mar, do Faial.
E lembrou que no programa do Governo Regional, "há esse compromisso de fazer uma intervenção, mas nos moldes próprios e no tempo próprio", disse, recordando a Tânia Freitas que esse mesmo programa foi sufragado pela população.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas