MADEIRA Meteorologia

PS garante soluções para promover a mobilidade sustentável

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Agosto 2023
19:25

Sérgio Gonçalves assegura que, com o PS no Governo Regional, serão adotadas medidas concretas para promover a mobilidade sustentável na Região e para combater o caos que se verifica no trânsito e no estacionamento nalguns locais de maior densidade populacional e nos principais pontos turísticos da Região.

O presidente do PS-Madeira, que esta tarde esteve numa iniciativa de contacto com a população na zona da Ajuda, considerou que estas são problemáticas que têm sido desvalorizadas e até ignoradas pelo Governo Regional, com consequências graves para a qualidade de vida das pessoas, para o ordenamento do território e para o próprio meio ambiente.

O cabeça de lista do PS às eleições legislativas regionais garante, por isso, que o futuro governo socialista na Região irá proceder à atualização e efetiva concretização do Plano de Ação da Mobilidade Urbana Sustentável, com base nas novas dinâmicas e problemas de mobilidade que têm vindo a ser identificados no território. Conforme recorda, este instrumento foi aprovado em 2019, mas, desde então, "o Governo Regional só tem, à semelhança do que acontece com outros setores de atividade, promovido as medidas que assentam no betão e que alimentam um modelo de desenvolvimento desigual e injusto, que ignora as vulnerabilidades das pessoas e do território".

Sérgio Gonçalves lamenta que as soluções que poderiam resolver os problemas de que os madeirenses e os turistas se queixam, como o congestionamento do tráfego e o estacionamento em locais de maior circulação e afluência, ou a falta de atratividade dos transportes coletivos, continuem sem aplicação prática.

"Mudar a Madeira implica também mudar a lista de prioridades deste Governo caduco, trazendo a mobilidade sustentável para a linha da frente", frisa o líder socialista, considerando urgente implementar políticas de mobilidade e transporte eficientes, que articulem o transporte público rodoviário com os municípios, estabelecendo sinergias estratégicas em benefício dos cidadãos, compatibilizando, por exemplo, o horário das carreiras com as necessidades de deslocação da população e investindo na modernização e eficiência energética da frota automóvel.

A outro nível, e quando é cada vez mais visível o caos no tráfego automóvel e no estacionamento nos pontos turísticos mais visitados, Sérgio Gonçalves considera inadmissível a inércia governativa e a inexistência de medidas e de uma estratégia para combater este problema. "O Governo Regional continua a ignorar os alertas, as evidências e até os riscos previsíveis, como ainda ontem se verificou com um incêndio provocado pela explosão de uma viatura num local de muita afluência e com uma saída que rapidamente fica bloqueada em caso de interrupção da circulação", advertiu.

O presidente do PS referiu que há já mais de duas décadas que vêm sendo emitidas preocupações sobre esta matéria, sem que o Governo Regional tenha qualquer iniciativa eficiente para prevenir e resolver o problema, lembrando que, já em 1999, quando a Floresta Laurissilva foi reconhecida como Património Natural Mundial, a UNESCO alertou para a importância da proteção do bem natural devido aos impactos do turismo na natureza, considerando que a capacidade de carga deveria ser calculada e deveriam ser implementadas medidas de segurança e infraestruturas de estacionamento. "Passados quase 25 anos, os problemas não só se mantêm, como se agravaram", constatou Sérgio Gonçalves, acusando o Executivo de "descartar as suas responsabilidades na má gestão do espaço público", "desenrascando estacionamentos em terra batida com impactos ambientais e paisagísticos que nunca admitiria a qualquer outro promotor", isto sem esquecer a falta de segurança para os utilizadores de percursos sobrelotados e sem escapatórias em caso de ocorrências.

No tocante à mobilidade turística, o líder socialista pretende implementar medidas para controlar os acessos aos principais pontos turísticos, livres ou com transportes coletivos, gratuitos apenas para residentes, e ordenar o estacionamento junto aos locais de interesse turístico.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas