MADEIRA Meteorologia

PS vai defender a revisão da Lei de Finanças Regionais na Assembleia da República

Data de publicação
22 Abril 2025
12:54

A candidatura do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais assume a revisão da Lei das Finanças Regionais como uma das prioridades a defender na Assembleia da República.

A garantia foi deixada esta manhã por Emanuel Câmara, na sequência de uma reunião com a direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), momento em que aproveitou para salientar a importância do tecido empresarial regional.

Na ocasião, o cabeça de lista do PS apontou que o processo de revisão da Lei de Finanças Regionais está incompleto e tem vindo a “prolongar-se durante muito tempo”. Emanuel Câmara lembrou o facto de se ter avançado para a discussão de uma proposta conjunta entre os Açores e a Madeira, coordenada pelo professor Eduardo Paz Ferreira, mas alertou que o próprio (Paz Ferreira), recentemente, chegou à conclusão de que há grandes divergências e que cada Região deve seguir por si própria.

O socialista recordou que a Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, por unanimidade, uma proposta de revisão da Lei de Finanças Regionais, pelo que os deputados do PS na Assembleia da República irão fazer a defesa intransigente deste dossiê no Parlamento nacional, em prol do bem de todos os madeirenses e porto-santenses.

Relevando a importância do diálogo sobre esta matéria, Emanuel Câmara defendeu que, no âmbito da revisão da Lei de Finanças Regionais, o Estado assuma os sobrecustos com a Saúde e com a Educação, e que fique assegurada a capitação do IVA, permitindo baixar este imposto em 30% e devolver poder de compra aos madeirenses e porto-santenses.

Reforçando que não pode haver dois pesos e duas medidas, o candidato do PS reafirmou que se os deputados legitimamente eleitos pela população aprovaram por unanimidade a proposta de revisão de Lei de Finanças Regionais na Assembleia Legislativa Regional, naturalmente, esta questão “terá de ser defendida intransigentemente pelos deputados do PS à Assembleia da República”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas