A candidatura do PS à Câmara Municipal do Funchal pretende dar uma nova imagem e “melhores condições” ao Jardim do Almirante Reis.
Assim sendo, o candidato Rui Caetano evidencia que, caso seja eleito, objetiva requalificar este espaço, transformando-o num parque intergeracional “moderno, seguro e inclusivo, preparado para todas as idades e capaz de dar mais vida à cidade”.
O projeto socialista tem em vista a criação de um espaço “que valoriza o convívio, a prática desportiva e o lazer, organizado em diferentes áreas complementares com mais equipamentos”. Nesse âmbito o objetivo passa pela criação de uma zona infantil, uma zona juvenil/adulta e uma zona sénior. Como explica o candidato à presidência da autarquia, trata-se de criar “um espaço pensado para todas as gerações, um ponto de encontro onde crianças, jovens, adultos e idosos possam partilhar momentos, cada um com opções adequadas, mas num mesmo ambiente de convivência e cidadania”.
Como adianta Rui Caetano, além da colocação de mobiliário urbano “moderno e apelativo” e da instalação de mais equipamentos desportivos, seria reforçada a iluminação pública, “garantindo maior segurança no espaço”, e seria feita uma intervenção cuidada nas zonas verdes, “tornando o jardim mais apelativo e sustentável”.
Na sequência de uma visita ao local e dos contactos efetuados com os comerciantes das imediações, os candidatos socialistas à Câmara Municipal do Funchal e à Junta de Freguesia de Santa Maria Maior apontam também como parte essencial deste projeto a criação de áreas dedicadas ao estacionamento de viaturas de carga e descarga, “fundamentais para apoiar o comércio local, evitando a ocupação indevida da via pública e melhorando a mobilidade na zona”.
De acordo com Rui Caetano, com esta intervenção, o Jardim do Almirante Reis “ganhará uma nova dinâmica, tornando-se um símbolo de modernidade, inclusão e qualidade de vida no coração do Funchal”.