Paulo Cafôfo afirmou que o Partido Socialista irá votar favoravelmente a proposta do Governo Regional para o aumento do salário mínimo, mas considerou que o Executivo poderia ter sido “mais ambicioso” já em 2026, de forma a reforçar ainda mais a valorização dos rendimentos dos trabalhadores.
Intervindo no debate, Cafôfo sublinhou que, apesar do crescimento económico de que falam, esse desempenho não se tem refletido de forma proporcional nos salários.
Alertou ainda para o elevado número de trabalhadores na Região que continuam a receber o salário mínimo, uma realidade que, segundo disse, deve merecer particular atenção por parte do Governo.
“O que nos interessa é que as pessoas possam viver melhor, e esse deve ser o principal objetivo da ação governativa”, elaborou.
O Governo Regional da Madeira apresentou, esta terça-feira, na Assembleia Legislativa, a proposta de Decreto Legislativo Regional que fixa a Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) em 980 euros, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2026. A proposta foi defendida em plenário pela secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido.