MADEIRA Meteorologia

PS critica estratégia “discreta” para formação profissional

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Junho 2025
9:39

Sancha Campanella criticou medidas discretas sem estratégia” para a formação profissional, área que “devia assumir uma posição central” em vez de ser um catálogo de cursos ou de formações”, e que devia ser preparado em consonância com o Instituto de Emprego da Madeira.

A deputada socialista questionava o secretário regional de Educação, na discussão na especialidade da proposta orçamental para esta Secretaria, no parlamento regional.

Jorge Carvalho respondeu que o ensino profissional é valorizado de tal forma, que é “única”. A oferta formativa é decisão e opção dos alunos. “Não vamos direcionar alunos para cursos só porque há necessidades no mercado de trabalho, e não há motivação destes para essas áreas. 38% dos alunos da Madeira estão a frequentar o ensino profissional, por opção destes, adiantando ainda que a empregabilidade é superior a 70% e que muitos alunos que frequentam a via profissionalizando no ensino secundário querem concorrer na mesma ao ensino superior.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas