O candidato do PS à Câmara Municipal do Funchal, Rui Caetano, acusou hoje o executivo PSD/CDS de nada ter feito em matéria de habitação nos últimos quatro anos, apesar de já existirem projetos aprovados e financiados.
Num encontro no bairro da Ponte, em Santo António, o socialista lembrou que “este projeto já estava preparado e com financiamento assegurado pelo anterior executivo do PS, mas o PSD deixou-o na gaveta”. Para Rui Caetano, o anúncio agora feito “não passa de propaganda para enganar os funchalenses”.
O candidato alertou ainda que a coligação repete o “rolo compressor das falsas promessas”, lembrando que, há quatro anos, “prometeram um seguro de saúde universal, creches gratuitas, estacionamento no centro do Funchal e a requalificação de vários bairros. Nada disso foi feito e hoje vêm com as mesmas promessas”.
Rui Caetano garantiu que, “com humildade, o PS fará aquilo que está preparado para avançar”: os bairros da Penha de França, da Quinta das Freiras e da Ponte, bem como a requalificação de prédios no centro do Funchal para jovens casais. “Não estamos a inventar nada. Vamos apenas executar o que já estava pronto e financiado”, afirmou, sublinhando que o atual executivo “deitou para o lixo 23 milhões de euros do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana”.
O candidato socialista assegurou ainda que haverá uma aposta nas cooperativas de habitação, mas com fiscalização apertada. “Não vamos repetir os erros do PSD/CDS, que entregaram dinheiro público à Cortel e vimos depois negócios privados e turísticos feitos em cooperativas de habitação”, vincou.
“Queremos trabalhar com autonomia, transparência e eficiência para garantir habitação acessível. Não promessas vãs, mas soluções concretas”, concluiu Rui Caetano.