Foi apresentado, esta amanhã, no Jardim Municipal, o "Projeto Equilíbrio: As nossas árvores", da autoria de Rodrigo Camacho, no âmbito da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A proposta deste projeto, que será apoiado pela Câmara Municipal do Funchal com um valor total de 4.100 euros, é a de um roteiro cultural alternativo que o leva a conhecer, através da arte, diferentes árvores no Funchal, disponibilizando aos visitantes e locais informação sobre este património, mas também divulgando criações de artistas e histórias locais dedicadas a cada uma dessas árvores.
De acordo com Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, este é um projeto que permitirá desvendar uma outra dimensão do Funchal, mostrando os "equilíbrios que existem entre a nossa presença humana nas cidades e a forma como essa presença se coordena com todo o património arbóreo que temos".
"O Funchal tem diversas árvores que são centenárias e que fazem parte da nossa história. O nome equilíbrio pretende estudar diversas dimensões explorando a relação entre a presença humana nas cidades e a forma essa presença se coordena com o património arbóreo que temos, e que também nos remete para toda uma dimensão no subsolo que dá consistência e equilíbrio aquilo que é visível", destacou o autarca.
Mais reiterou que o apoio a esta iniciativa permitirá "consolidar e enriquecer" a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura de 2027.
"Todos estes contributos são preciosos para podermos ter uma candidatura diferenciadora das restantes dez cidades e que albergue todas as dimensões culturais da cidade, e a nossa identidade", concluiu.