Em resposta a um bloco de questões colocadas pelos alunos no Parlamento dos Jovens, Sara Madruga da Costa reconheceu que "há uma gritante falta de recursos humanos" no Sistema Nacional de Saúde, o que se reflete na saúde mental.
Dirigindo-se à bancada da escola Bispo. D Manuel Ferreira, a deputada da assembleia da República, entidade que promove o Parlamento dos jovens, disse que o parlamento nacional legisla, mas as políticas são do governo, que tem de colocar a saúde como uma área prioritária em termos de disponibilização de verbas.
À Escola do Caniçal, a deputada do parlamento nacional respondeu que o PSD apresentou recentemente um conjunto de medidas para a saúde mental dos jovens, como um cheque Psicólogo, para que os jovens possam consultar um profissional sem pagar, ou o aumento de psicólogos nas escolas do país.
Ao deputado da escola de Machico, que questionou sobre se os 88 milhões de euros do PRR para a saúde mental, Sara Madruga da Costa expôs alguns dos objetivos previstos.
Em resposta às escolas, expressou ainda que é necessário melhorar a resposta dos centros de saúde em matéria de saúde mental.
Os problemas da saúde mental dos jovens e da população em geral, " não se resolvem com uma varinha mágica", admitiu
Paula Abreu