MADEIRA Meteorologia

PPM quer aplicar diferencial fiscal de 30% no IVA, IRS e IRC

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
10 Março 2025
14:02

A candidatura do PPM às eleições regionais defendeu, hoje, que “a Madeira pode aplicar um diferencial fiscal de 30%, no IVA, no IRS e no IRC, em relação aos valores que estão vigentes no território continental do país”.

Contrariando “o que a esquerda defendeu”, o PPM assegura que “a receita fiscal não diminuiu, uma vez que o crescimento económico fomentado pela diminuição da carga fiscal fez aumentar a receita fiscal”.

“A Madeira está a crescer e a diminuir o peso da dívida no PIB, que nesta altura é já muito inferior ao do país, mas pode crescer muito mais com um ambiente fiscal favorável”, considerou o partindo, acreditando que esta medida “provocará um aumento das remunerações e atrairá mais empresas para a Região Autónoma da Madeira, diversificando a nossa economia e atraindo emprego mais qualificado”.

Mais acrescenta que a diminuição do IVA travará e reduzirá os preços, o IRS aumentará o rendimento disponível das pessoas e a redução do IRC estimulará a atividade económica.

“Pretende-se diminuir o preço dos bens de consumo, aumentar o rendimento das famílias e estimular a atividade económica. O custo de vida diminuirá pela conjugação do efeito da redução de preços e pelo aumento do rendimento disponível das famílias”, esclarece o PPM.

”Se a Madeira colocar o diferencial fiscal em 30%, como defendemos, a República terá de devolver, em receita de IVA, 220 milhões de euros anuais à Madeira (e cerca de 170 ME aos Açores). Isto se a receita do IVA regressar à forma de cálculo vigente até 2007 (que é a fórmula que nos é mais favorável), coisa que terá mesmo de acontecer e que representa um compromisso do Governo da República em relação às regiões autónomas”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas