MADEIRA Meteorologia

PPM propõe medidas de apoio a idosos que são “um sucesso” nos Açores

Data de publicação
17 Março 2025
17:32

O cabeça de lista do Partido Popular Monárquico (PPM) às eleições antecipadas do próximo domingo na Madeira defendeu hoje a implementação de medidas de apoio à população idosa semelhantes às que vigoram nos Açores e são “um sucesso”.

“Isto são tudo medidas que nós PPM já implementámos nos Açores e queremos implementar agora também na Região Autónoma da Madeira porque os nossos idosos merecem, porque hoje aquilo que somos a eles devemos”, declarou Paulo Brito à agência Lusa no âmbito da campanha eleitoral, na zona do Lar de Idosos Bela Vista, na zona do Lazareto, na parte leste do Funchal.

O candidato adiantou que “o PPM considera que é preciso apostar num programa de apoio aos pensionistas”.

A candidatura propôs três medidas, entre as quais “um complemento regional de pensão mensal no valor de 150 euros às reformas” e um programa para “aquisição de medicamentos para os idosos no valor de 600 euros anuais”.

Paulo Brito explicou que este complemento é atribuído aos idosos através de um cartão tipo multibanco e eles vão à farmácia, pagam a sua medicação e vão descontando aquele valor ao longo do ano.

O candidato adiantou que o partido também pretende a implementação do programa Novos Idosos, “que já está implementado nos Açores e com enorme sucesso”, e que permite o envelhecimento ativo junto das comunidades e das famílias, visto que as pessoas abrangidas pelo programa ficam em casa em vez que de irem para lares.

“Isto é um apoio financeiro mensal que atinge os 950 euros”, mencionou, enunciando que permite assegurar o amplo apoio ao idoso, nomeadamente a nível de higiene, conforto, tratamento, vigilância permanente, confeção de refeições, acompanhamento em atividades de animação, lazer e religiosas, aquisição de serviços, deslocações a médicos, entre outras.

Aqueles que consideram que esta medida é muito dispendiosa, o candidato do PPM pergunta “quanto custa ao Governo Regional estar a pagar ao lar para termos um idoso” nessa instituição?, reforçando que o Novos Idosos “é mais barato e temos o idoso no conforto do seu lar, junto das suas famílias”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas