Os percursos pedestres classificados da Região vão continuar encerrados ao longo deste sábado, 3 de janeiro, devido à persistência das condições meteorológicas adversas, informou o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
Numa nota à comunicação social, o IFCN refere que a decisão surge “na sequência da persistência das condições meteorológicas adversas que se fazem sentir na Região”, sublinhando que se mantêm em vigor os avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a mesma fonte, estes avisos estão associados a “mau tempo e vento forte, que aumentam significativamente os riscos para a segurança dos utilizadores”, apontando como principais perigos “a ocorrência de quedas de rochas, derrocadas e outras situações potencialmente perigosas”.
O IFCN apela ainda “à compreensão e colaboração de todos”, reforçando “a necessidade de respeitar as interdições em vigor e de seguir as orientações das autoridades competentes, em particular da Proteção Civil, com vista à salvaguarda da segurança individual e coletiva”.
Esclarece, por fim, que a reabertura dos percursos pedestres “será realizada após avaliação da evolução das condições meteorológicas e do estado do terreno”.