O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas deslocou-se, esta quarta-feira, ao Porto Santo, para reunir com Nuno Baptista, presidente da Câmara Municipal, e visitar várias empreitadas que decorrem neste momento naquela ilha.
Na agenda desta visita de trabalho esteve a passagem pelos vários investimentos em curso promovidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), nomeadamente no Parque Eólico e no Parque Fotovoltaico e ainda pela Unidade Local de Saúde, pelo Cais Velho e Pontão das Salinas, infraestrutura que será alvo de uma profunda reabilitação e pelo Campo de Golfe. Estes três investimentos do Governo Regional, encontram-se em fase de concurso, prevendo-se a conclusão dos mesmos no primeiro trimestre deste ano.
Junto à Unidade Local de Saúde, Pedro Rodrigues aproveitou para falar da importância desta empreitada e lembrar que em breve arrancará a segunda e última fase da sua construção. “Queremos assegurar à população do Porto Santo e a todos aqueles que visitam esta ilha os melhores cuidados de saúde e, com esta infraestrutura, esse desígnio será certamente alcançado”, frisou o governante.
Já no Campo de Golfe, o secretário regional destacou a construção de um segundo campo para a prática daquela modalidade desportiva como mais um passo importante para o desenvolvimento económico e turístico daquela ilha com redução do efeito da sazonalidade que se verifica nos meses de inverno. Com a criação de mais nove buracos, “a Região vai conseguir responder ao aumento da procura que tem vindo a ser registada, sobretudo pelos turistas que visitam a ilha e que mostram interesse em frequentar esta infraestrutura”, destacou Pedro Rodrigues.
Junto ao novo Parque Eólico e depois de já se ter inteirado sobre o andamento das obras de instalação do Parque Fotovoltaico, o secretário regional salientou que estas duas empreitadas representam um investimento global de quase 20 milhões de euros e são a materialização de uma aposta que tem vindo a ser traçada pelo Executivo madeirense no campo da sustentabilidade económica e ambiental da Região.
“O Governo Regional tem mantido o foco nesta área, através de políticas integradas e uma gestão sustentável, promovendo um crescimento económico que respeita os recursos naturais de toda a Região Autónoma da Madeira”, destacou o governante no local.