MADEIRA Meteorologia

Pedro Nuno Santos diz que país não pode “arrastar os pés” na escolha do novo aeroporto

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
05 Dezembro 2023
19:00

O candidato a secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje que Portugal não pode continuar “a arrastar os pés” na escolha do novo aeroporto.

Há 50 anos a estudar a localização do novo aeroporto de Lisboa, a comissão técnica que avalia a nova localização anunciou hoje Alcochete e Vendas Novas como as melhores opções, ainda que a solução Alcochete tenha ficado mais bem posicionada.

A solução Alcochete já tinha sido a opção comunicada por Pedro Nuno Santos, na altura em que era ministro das Infraestruturas, pelo que hoje, à chegada ao Funchal para um encontro com os militantes, o candidato disse que se “perdeu um ano e meio” no projeto do novo aeroporto, mas não se comprometeu com uma escolha, considerando que precisa conhecer primeiro o relatório.

Pedro Nuno Santos foi também confrontado com os desenvolvimentos do caso das gémeas luso-brasileiras, mas não quis comentar o envio do email do filho de Marcelo Rebelo de Sousa, que sugere maior envolvimento do que inicialmente era pensado.

Sobre a Madeira, Pedro Nuno Santos defendeu a autonomia regional e o fim do cargo de representante da república, porque “a Madeira e os Açores não são colónias, são parte de Portugal”.

Mais tarde, já se dirigindo a uma sala cheia de apoiantes, entre os quais estão Sérgio Gonçalves, Carlos Pereira, Miguel Iglesias e Victor Freitas, falou de política regional, acentuando que o novo Hospital só avançou na Madeira porque “o governo do PS se predispôs” a avançar com o projeto.

Depois, enquadrou a Madeira no contexto nacional.

“Madeira e o Porto Santo não são um encargo como alguns pensam. São uma oportunidade de desenvolvimento”, disse, considerando que “o povo madeirense sempre foi um exemplo de tenacidade e perseverança”, e é, por isso, “um exemplo que pretendemos levar para o país”.

Para o candidato socialista, a autonomia das ilhas transformou a Madeira e o Porto Santo em as duas ilhas prósperas”.

Antes, Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, interveio para defender a candidatura de Pedro Nuno Santos, que, a seu ver, não é “nem radical nem moderado. É com certeza socialista e equilibrado”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas