O PAN, que esteve hoje na Ribeira Brava, verificou que é nos locais rurais que se sente mais a falta dos transportes públicos. Mónica Freitas considerou que a mobilidade é esencial para a coesão territoral e destacou as queixas feitas por um morador no Lugar da Serra em São Paulo, que adiantou que tanto ali, como na Boa Morte ou nos Terreiros, as pessoas precisam mesmo de mais e melhores transportes públicos.
O PAN lamenta que o "Governo regional ainda não tenha compreendido que a generalização dos transportes públicos gratuitos, são um imperativo social, ambiental e económico, em contraposição ao paradigma do transporte individual".
Para além da construção de estradas importa fazer a cobertura do território por uma moderna e segura rede de transportes públicos gratuitos por parte das pessoas idosas, dos reformados e pensionistas, das pessoas portadoras de deficiência e dos estudantes.
O PAN compromete-se a lutar por um serviço público de transporte rodoviário, através de uma melhoria substancial da qualidade, do conforto, da diminuição dos tempos de viagem, do aumento da segurança, da frequência e da capacidade da oferta de transporte para podermos quebrar o ciclo de isolamento das populações rurais. Considera o PAN inadmissível que as populações do Lugar da Serra não tenham transportes nem nos dias feriados nem nos fins de semana.
Carla Ribeiro