A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco viveu, no ano letivo de 2024/2025, um dos momentos mais marcantes da sua história recente: a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito EBSGZarco, que na tarde desta quarta-feira, dia 19, distinguiu 155 alunos em diversas categorias — Cooperação, Cidadania, Área (Línguas, Expressões, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias), Académico Global e Superação.
De entre os discentes premiados, 26 receberam um prémio pecuniário, enquanto os restantes 129 foram galardoados com certificados de mérito, símbolos de reconhecimento pelo esforço e pela excelência demonstrados.
A difícil missão de selecionar os vencedores, de entre as 205 candidaturas submetidas, coube ao júri composto pelos docentes Fátima Ribeiro, Mónica Alvarez e Filipe Coelho.
A cerimónia iniciou-se com emoção e arte por parte do coro Vozes Zarco, dirigido pela Maestrina Maria João Caires, que encantou a plateia, primeiro, com o hino da escola ‘Sê o sonho ganhador’, e depois com o tema ‘Desfolhada’, momentos que reforçaram a identidade e o espírito coletivo da comunidade escolar.
A cantina da escola encheu-se de vida e orgulho, reunindo os alunos distinguidos, as suas famílias, o pessoal docente e não docente, a que se juntou a Secretária Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, que uma vez mais respondeu afirmativamente ao convite formulado pelo presidente do Conselho Executivo, professor Ricardo Barcelos. O ambiente era de festa, mas igualmente de profunda gratidão e inspiração.