O PAN Madeira diz ter sido com "manifesta supressa" que ouviu a decisão de Miguel Albuquerque de vender o Hospital Dr. Nélio Mendonça logo após à conclusão do novo Hospital Universitário da Madeira.
"Na sua politica de 'quero, posso e mando', o Sr. Albuquerque decide alienar património público, que tão útil e importante pode ser para os madeirenses", critica o partido em comunicado. Pergunta o PAN: "será que o Sr. Miguel Albuquerque de servidor da coisa pública se transformou em dono da mesma e afinal é dono do nosso Hospital? Será que o Sr. Miguel Albuquerque já tem um contrato de promessa/compra e venda para aquele imóvel com algum grupo econômico seu amigo?"
O PAN Madeira acha "lamentável" que na Região Autónoma da Madeira "não haja uma resposta adequada à terceira idade", tendo em conta que muitos idosos acabam por viver e morrer sozinhos pois não têm uma resposta pública adequada por parte dos nossos governantes."
Assim sendo, na mesma nota enviada à redação, o PAN Madeira considera essencial a transformação do atual Hospital Nélio Mendonça num Lar de Idosos de cariz publico, gerido pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.
Este novo Lar iria dar resposta à enorme lista de espera que existe de vagas em lares, defende o partido, que entende que o mesmo poderá também ajudar a responder às altas problemáticas, pois "muitas famílias não vão buscar os seus familiares ao hospital porque não têm condições de os manter em casa de forma digna e segura."
"A coligação de interesses que nos governa pouco se preocupa com a qualidade de vida dos nossos idosos, deixando às famílias essa resposta social, tenha esta ou não condições para garantir dignidade e respeito no final da vida", lamenta.
Assim, o PAN Madeira entende que "num período como o que enfrentamos de profunda crise económica e social, que tende a agravar-se, não podemos continuar com um governo que só se preocupa com os seus interesses e esquece os interesses dos madeirenses."
Catarina Gouveia