MADEIRA Meteorologia

PAN sugere incentivos a empresas que valorizem saúde mental dos trabalhadores

Data de publicação
12 Fevereiro 2025
15:49

O PAN-Madeira reuniu-se na terça-feira com a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses, uma entidade cuja Direção tomou posse em dezembro do ano passado. “O encontro teve como objetivo aperfeiçoar o programa eleitoral do PAN Madeira e reforçar medidas que garantam um verdadeiro compromisso com a promoção da saúde mental em todas as áreas da sociedade, com especial atenção ao bem-estar psicológico dos/as trabalhadores/as”, vincou o partido, em comunicado.

“O PAN Madeira e a Ordem dos Psicólogos partilham várias preocupações, como a otimização dos recursos e a valorização do leque de competências dos/das psicólogos/as. Afigura-se essencial que, tanto no setor privado como na administração pública, haja uma aposta reforçada na supervisão psicológica e na prevenção do ‘burnout’, prevenindo situações de exaustão emocional e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, pode ler-se.

”As condições de trabalho influenciam diretamente a saúde mental dos/as trabalhadores/as e é por isso que o PAN Madeira tem defendido novos modelos de trabalho que se alinham com aquilo que a Ordem também promove. Atribuir incentivos a empresas que valorizam a saúde mental dos seus colaboradores é um passo importante para esta mudança de paradigma”, destacou Mónica Freitas, citada na mesma nota.

Outro ponto relevado pelo partido a figura do/a psicólogo/a do trabalho. “O PAN Madeira considera importante avaliar de que forma esta figura está a ser aplicada e se as suas funções estão verdadeiramente a ser cumpridas.”

Além do contexto laboral, ambas as entidades destacam a importância de reforçar o investimento na saúde mental em diferentes setores, incluindo a educação e os serviços públicos. O acesso a acompanhamento psicológico deve ser facilitado e promovido como parte integrante das políticas de saúde, garantindo um apoio mais abrangente à população.

“Investir na saúde mental é semear um futuro melhor para todas as pessoas. Promover um envelhecimento ativo e garantir que as pessoas tenham acesso a cuidados psicológicos ao longo da vida significa não só uma vida melhor como uma menor sobrecarga futura nos serviços públicos de saúde. Continuaremos a trabalhar para que esta seja uma prioridade efetiva nas políticas públicas e privadas”, concluiu a porta-voz do PAN Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas