MADEIRA Meteorologia

PAN quer maior aposta na cultura na Madeira

Data de publicação
26 Abril 2025
14:29

O PAN Madeira marcou presença na Feira do Livro de Santa Cruz, que decorre até domingo sob o mote ‘Somos feitos de histórias’, reforçando a importância da aposta na cultura.

O partido referiu, em nota de imprensa, que apesar das medidas aprovadas na República no sentido de promover a aposta cultural e o acesso à mesma, com a preservação do património cultural e artístico, no acesso e democratização da cultura e na ação cultural e artística, “é necessário ir mais além na divulgação de eventos culturais, nos apoios às associações e companhias e numa maior adesão da população a eventos culturais.”

“O PAN considera lamentável que a cultura continue a representar apenas 0,45% da despesa total consolidada no Orçamento de Estado 2025, defendendo que a mesma deve constar numa fase inicial nos 1%. Para o partido, a arte, cultura e educação são conceitos inseparáveis, e mais do que um direito, são um facilitador de bem-estar. É por isso, crucial fortalecer o poder das secretarias técnicas, e restantes órgãos de gestão pública e autarquias, no sentido de congregar o conceito de cidadania cultural e ativismo através das artes e cultura, na promoção do conceito de artivisimo”, defendeu Mónica Freitas, porta-voz regional do partido.

Algumas das medidas do partido, são, nomeadamente, a criação do ‘Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória’, garantir maior autonomia financeira e recursos, aposta na formação dos agentes culturais, incentivando a conceção de círculos de debate.

No âmbito do PRR, “garantir a valorização, conservação e restauro do património cultural e histórico nacional e municipal, a aposta na transição digital e a proteção social e reconversão profissional, no final de carreira, atendendo que muitas vezes são atividades de desgaste rápido”.

“Neste sentido, o PAN compromete-se para a criação de uma carta de compromisso para a cultura e as artes e a aposta em programas de mediação artística a nível local, consagrando a cultura e as artes como fato de aproximação intergeracional”, conclui o partido.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas