Um painel de luxo, em termos de mérito académico e científico, marca presença, nesta sexta-feira, no ciclo de conferências que tem vindo a decorrer no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Nesta últuma sessão, o mote é dedicado à discussão do que significa “merecer o futuro” num mundo em constante mudança climática.
O último dia da ‘Funchal Climate Week’ oferece duas conferências. A primeira, “Merecer o Futuro I, com início às 10:00, sendo moderada por Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, contando com a participação de António Costa Silva, Instituto Superior Técnico, e Luísa Schmidt, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Continuando a reflexão iniciada na conferência da manhã, ‘Merecer o Futuro II’ reunirá novamente Viriato Soromenho-Marques, desta vez com Filipe Duarte Santos e José Manuel Lima Santos para aprofundar o debate sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas. Oradores com vasta experiência nestas matérias irão partilhar as suas experiências sobre como podemos adaptar-nos e mitigar os impactos das mudanças climáticas, reforçando a necessidade de ações integradas e colaborativas para garantir um futuro viável e sustentável para as próximas gerações.
“Temos assim um painel com um valioso currículo que fará um flashback sobre as conclusões de 2008, a dinâmica da evolução global e dos nossos territórios, novos desafios e oportunidades e, principalmente, que ferramentas devemos adotar, como indivíduos e sociedade, para termos um futuro resiliente para nós e para as gerações seguintes”, perspetiva a organização, que está a cargo da Câmara Municipal do Funchal, através da Divisão da Conservação da Natureza e Alteraçõs Climáticas.
Para a confirmação da presença, basta inscrever-se através deste formulário online.
Os oradores:
Filipe Duarte Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e atualmente é Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), é um geofísico e professor universitário português, conhecido pelo seu trabalho de investigação na área das ciências do ambiente e em particular sobre Alterações Climáticas.
Luisa Schmidt, Professora Doutora da Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e, em 2022, Prémio “Personalidade” da Visão Verde/Revista Visão, é uma socióloga, jornalista, professora portuguesa, atualmente investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, como na articulação entre academia e sociedade.
António Costa Silva, Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos e Antigo Ministro da Economia e do Mar do XXIII Governo Constitucional.
Viriato Soromenho-Marques, Professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e integrante da Comissão Científica do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (iniciado em 2009), que reúne a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa
José Manuel Lima e Santos, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e distinguido pelo Governo francês, em 2004, com a condecoração de Mérito Agrícola, pelo seu curriculum académico, profissional ou outro, que prestaram relevantes serviços ao sector da agricultura.