Continuam a decorrer os trabalhos do 17º Congresso Regional da JS Madeira, no Porto Santo, que se prolongará até a manhã de amanhã.
A tarde de trabalhos começou com a intervenção de Olavo Câmara, que se despediu hoje da estrutura que liderou ao longo dos últimos 7 anos. Com um emocionado e sentido "obrigado", Olavo Câmara recordou ao longo da sua intervenção todo o trabalho desenvolvido durante estes anos, com resultados interna e externamente, quer ao nívels das estruturas políticas regionais e nacionais da JS e do PS, quer ao nível da representação das gerações jovens nos diferentes lugares de decisão. O deputado à Assembleia da República recordou as diferentes conquistas em áreas como a educação e as reivindicações que terão agora continuidade com uma nova geração à frente da JS.
Pedro Calaça Vieira, novo líder da JS, apresentou a sua moção "Uma Geração para Mudar a Madeira", destacando as principais propostas nas diferentes áreas e que incluem a Educação, a igualdade, o ambbiente, a mobiliade, a saúde,a conomoai, a autonomia, a coesao territorial, a europa e as eleições autárquicas deste ano.
Para além dos diferentes jovens congressistas, a tarde de sábado contou também com a participação de Marina Barbosa, Deputada à Assembleia Legislativa Regional da Madeira, Carlos Pereira, deputado à Assembleia da República, Sara Cerdas, Deputada ao Parlamento Europeu, e Wilson Gomes, Presidente da JS Açores e Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Marina Barbosa recordou o trabalho que o grupo parlamentar do PS tem desenvolvido, em particular na área da juventude, com propostas que reflectem as ambições e necessidades das novas gerações. Carlos Pereira recordou o crescimento registado na JS ao longo dos últimos anos e destacou o trabalho de Olavo Camara também na Assembleia da República. O deputado recordou também o desafio que o PS tem pela frente nas eleições autárquicas e a responsabilidade de registar um grnade resultado. Sara Cerdas recordou a importãncia dos jovens se envolvem nos trabalhos europeus, nomeadamente na Conferência de Futuro agora lançcada. FInalmente, Vilson Gomes referiu que este COngresso está virado para o futuro, com a moção de estratégia global elaborada por Pedro Claça Vieira.
O Congresso continua amanhã, com a eleição dos novos órgãos regionais e a Sessão de encerramento, que contará com as intervenções do Presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, do Secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos, e do novo presidente da JS Madeira, Pedro Calaça Vieira.