O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, esteve presente ontem no dia da Freguesia do Faial. Uma iniciativa que se associa à celebração da padroeira da freguesia, Nossa Senhora da Natividade.
Na oportunidade e ainda antes de elencar alguns dos investimentos estruturantes do Governo Regional nesta localidade, Nuno Maciel endereçou algumas palavras ao presidente da Junta de Freguesia, Manuel Luís, que em breve terminará o seu último mandato.
Falando para uma plateia que encheu o Salão Paroquial, Nuno Maciel, afirmou que o autarca deixa um grande legado nesta localidade depois de 12 anos à frente dos destinos da freguesia.
“É por demais evidente o trabalho realizado em prol da freguesia onde as boas relações institucionais entre a junta, o município e o Executivo vieram trazer benefícios a todos os cidadãos”, disse Nuno Maciel que recordou o papel importante de todos os autarcas.
“São a primeira linha de apoio aos cidadãos. Muitas vezes é o telefone do presidente de junta o primeiro a tocar”, recordou o responsável.
Já falando sobre alguns investimentos na freguesia, o governante fez saber que o Governo Regional tem acompanhado esta freguesia e “continuará a apoiar o seu desenvolvimento, promovendo investimento em infraestruturas, na agricultura, na cultura e coesão social. Só assim será possível criar melhores condições de vida para todos os faialenses”, disse.
No âmbito da sua área de tutela, a Agricultura, Nuno Maciel anunciou que, através do PRODERAM, foram apoiadas 30 operações, num total de 1 milhão de euros, acrescendo-se ainda o apoio do LEADER à Filarmónica do Faial e à Casa do Povo na realização da Festa da Anona, reforçando a cultura e tradição local.
Já a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural tem prestado apoio técnico de proximidade aos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento de culturas típicas, como a Anona.
No âmbito das infraestruturas, recordou todo o investimento da empresa Águas e Resíduos da Madeira que
desde 2018 investiu cerca de 3 milhões de euros em redes de distribuição de água, saneamento e regadio, estando em curso a requalificação da Levada das Cruzinhas, num valor de 1 milhão de euros.
Estes e outros investimentos como como a melhoria das acessibilidades e projetos na área social foram igualmente referenciados pelo governante que terminou a sessão convicto que os investimentos realizados e previstos criam condições “para uma economia local dinâmica, com mais emprego, fixação da população e melhoria da qualidade de vida.”