MADEIRA Meteorologia

Núcleo Regional do Movimento Porta a Porta exige soluções para travar problemas no acesso à habitação

Data de publicação
22 Novembro 2024
18:44

O Núcleo Regional do Movimento Porta a Porta realizou hoje, junto à entrada principal do Mercado dos Lavradores uma iniciativa para defender o direito à habitação.

Duarte Sousa porta-voz do Núcleo Regional do Movimento Porta a Porta no decurso da iniciativa explicou que “O movimento Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, surge dos graves problemas atualmente enfrentados pela maioria das pessoas que vivem e trabalham em Portugal no acesso à habitação”.

A crise na habitação que hoje se enfrenta “não é conjuntural, antes estamos perante um problema crónico e estrutural – provocado por anos e anos de desinvestimento e ausência de políticas públicas adequadas à concretização do direito de todos e todas a uma habitação digna; é imperativo e urgente combater o problema do acesso à habitação, construindo coletivamente soluções e exigindo de quem nos governa a adoção de políticas verdadeiramente consequentes nas vidas das pessoas!”.

Duarte Sousa concluiu dizendo que “é inaceitável que o custo das habitações na Madeira continuem a subir de forma insustentável”, enquanto “tantas famílias são empurradas para a margem por não conseguirem arcar com as rendas exorbitantes”.

No entender do responsável pelo movimento, chegou “o momento de dizermos basta a esta escalada de preços que torna impossível o direito básico à habitação”.

Nesse sentido, o movimento propõe:

- Baixar e regular as rendas, e alargar a duração dos contratos;

- Pôr fim aos despejos, desocupações e demolições, sem alternativa de habitação digna;

- Colocar no mercado os imóveis devolutos e aumentar o parque de habitação pública;

- Rever as licenças para o alojamento local;

- Baixar as prestações, colocando os lucros da banca a pagar o aumento das taxas de juro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas