O Modelo Continente está em fase de aposta forte na Região, e da estratégia faz parte um investimento considerável num mega-evento aprazado para domingo, na Praça do Povo, juntando música, cultura e gastronomia num só espaço, alargado, dado que para além do recinto principal, com um imponente palco, que terá como estrela principal Tony Carreira.
De resto, haverá uma interação gastronómica entre os dois eventos, tendo a organização do Modelo Continente convencido alguns dos participantes na outra amostra a prolongarem a sua estadia até ao final de domingo.
Tony Carreira que, recorde-se, está em plena fase de comemoração dos seus 35 anos de carreira e também os 20 de associação à marca Modelo Continente. No palco principal vão estar ainda, ao longo da tarde, sucessivamente os 4 Litro, Triova, antes de Tony Carreira entrar em ação, pelas 19h00.
No palco secundário vão atuar diversos grupos folclóricos, como Monteverde, Casa do Povo de Gaula, Ponta do Sol e Boa Nova, e ainda Tiago Sena, este a partir das 17h45.
José Carlos Salvado, diretor de operações do Modelo Continente na Região, há 15 meses relevou espera dezenas de milhares de pessoas no evento, referindo, por exemplo, que a escolha não recaiu no parque de Santa Catarina pois tem capacidade para apenas 7.000 pessoas.
O evento será pioneiro na Região, mas é usual em outras zonas do país, sendo que esta será uma experiência insular que poderá adquirir raízes se replicar nos próximos anos.
A acessibilidade é gratuita, mas haverá refeições, ao preço simbólico de cinco euros, na forma de um prato de atum ou de alcatra, preparados por chefs, tais como Chakall, que se desloca propositadamente Região, e também os madeirenses Octávio Freitas, Maurício Faria e Júlio Pereira que vão participar ainda em ‘showcppkings’ / ‘workshops’, ao longo da tarde, marcando presença também a nutricionista Márcia Freitas.
Aliás, o espaço estará ainda dotado de uma área reservada aos mais jovens, sendo ministradas ‘regras’ de boas práticas alimentares.
Modelo Continente trabalha já com 80 produtores regionais e teve de haver uma seleção porque o espaço comporta 13 'casinhas', tendo havido a preocupação de diversificar ao máximo a amostra. A mais recente contratação foi a ‘Coopesca’, que também estará no local. Esta montra de produtores regionais permitirá, para além da divulgação dos produtos, também a possibilidade de os comercializarem no decorrer do evento.
A título de curiosidade, José Carlos salvado, partilhou, no decorrer de uma visita na manhã desta sexta-feira ao recinto, que aumentou para 25 a parceria com produtores especificamente agrícolas, cinco dos quais recentes e resultantes de uma campanha de angariação que decorreu na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.
Na visita guiada participaram ainda responsáveis por outras áreas de intervenção do Modelo Continente, como foi o caso de Rita Barrocas, que efetuou um ponto de situação acerca da intervenção da ‘Missão Continente’, da qual é responsável na Região. Assim, partilhou que ao longo de 2022 o grupo investiu cerca de 1,2 milhões de euros em mais de 300.000 refeições geradas por 38 instituições, com recolha diária.
Nota final ainda para a confirmação de que a marca vai abrir mais espaços físicos em breve no arquipélago, um dos quais muito provavelmente até final do corrente ano, sendo que a zona da Ajuda parece ser a escolhida. José Carlos Salvado não o confirmou, concordando apenas que em estudo estão várias localizações.
David Spranger