MADEIRA Meteorologia

Ministra da Administração Interna ouvida amanhã sobre o combate aos incêndios na Madeira

Data de publicação
08 Outubro 2024
18:43

A averiguação da gestão política dos meios de proteção civil no combate aos incêndios que deflagraram na Madeira no passado mês de agosto prossegue amanhã, na Assembleia da República, com a audição da ministra da Administração Interna.

A audição de Margarida Blasco terá lugar pelas 09h00, no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e decorre de um requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, como explica Miguel Iglésias, deputado eleito pelo PS-Madeira.

Leia a nota de imprensa do PS Madeira:

“A ministra da Administração Interna integra um grupo de personalidades e entidades nacionais com responsabilidades em matéria de proteção civil e combate aos incêndios que serão ouvidas neste âmbito. Até ao momento, já foram escutados os testemunhos do secretário-geral do Sindicato Nacional de Proteção Civil, do presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estando ainda prevista, além de Margarida Blasco, a audição da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, da Liga dos Bombeiros de Portugal e do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais.

Como salienta Miguel Iglésias, estas audições revelam-se fundamentais para aferir o que verdadeiramente se passou no combate aos incêndios que atingiram quatro concelhos da Madeira, numa área superior a 5 mil hectares de floresta e vegetação e que obrigaram a que várias dezenas de pessoas tivessem de sair das suas casas.

A gestão política do combate aos fogos mereceu desde o início acentuados reparos, nomeadamente no que se refere às contradições entre os responsáveis governativos, à má comunicação e à recusa inicial de ajuda externa, que depois acabou por se revelar crucial.

“Estes são factos que têm sido sistematicamente apontados pelos diferentes responsáveis já ouvidos nesta Comissão e é imperativo que continuemos a auscultar as restantes entidades, para podermos, de facto, fazer o devido escrutínio da forma como os incêndios foram combatidos. Este é um trabalho de averiguação que se impõe, em nome de todos os madeirenses que foram afetados por esta catástrofe, mas também para se evitar que situações futuras semelhantes venham a ocorrer”, vinca o deputado do PS-Madeira à Assembleia da República.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas