A Câmara Municipal do Funchal lançou hoje um apelo à participação no estudo de diagnóstico social do Funchal, que visa a integração da comunidade migrante
O denominado Estudo de Diagnóstico da Comunidade Migrante no Funchal visa o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas eficazes para o acolhimento e a integração da comunidade migrante no município.
Esta é uma iniciativa do pelouro da Diáspora e das Migrações, sob a tutela da vereadora Ana Bracamonte, que está a ser conduzido pela empresa Logframe.
Durante esta semana, estão a ser realizadas entrevistas presenciais com entidades governamentais, associações de migrantes e indivíduos não formalmente representados por associações, com o objetivo de recolher informações essenciais para a investigação
Encontram-se igualmente disponíveis inquéritos dirigidos à comunidade migrante: emigrantes, que, entretanto, regressaram e residem atualmente no Funchal, e imigrantes.
O questionário, segundo a autarquia, é uma ferramenta essencial para compreender melhor a realidade da comunidade migrante, permitindo recolher informações diretas dos próprios migrantes, garantindo dados atualizados, específicos e provenientes da sua experiência pessoal.
Em comunicado, Ana Bracamonte convida os migrantes a participar na divulgação e no preenchimento dos inquéritos agradecendo a colaboração de todos, destaca “a importância e a oportunidade de a comunidade ser ouvida e de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Os inquéritos podem ser acedidos, até o dia 12 de junho, através da leitura de QR Codes, distribuídos em algumas entidades, e através dos seguintes links:
Emigrantes:
https://pt.surveymonkey.com/r/diagnfunchalemig
Imigrantes (disponível em inglês e português):