MADEIRA Meteorologia

Marco Caldeira destaca 30 anos de contributo da ADRAMA para o desenvolvimento rural

Data de publicação
30 Maio 2025
13:11

O diretor regional de Agricultura, Marco Caldeira, enalteceu hoje, durante o fórum ‘LEADERLEADER 30 Anos de Impacto, promovido pela ADRAMA, na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, o papel da Associação ao longo dos seus 30 anos de existência, sublinhando o impacto significativo da associação no desenvolvimento integrado do meio rural da Madeira.

“Quero, desde logo, felicitar, na pessoa do seu Presidente, Henrique Silva, e manifestar o reconhecimento, que julgo ser comum a todos os aqui presentes, não só pelos 30 anos de existência, mas sobretudo pelo empenho e a dedicação com que, desde a sua fundação, em agosto de 1994, vem contribuindo para o desenvolvimento integrado do meio rural regional”, afirmou.

O responsável destacou ainda a capacidade da ADRAMA para superar desafios e aproveitar oportunidades ao longo de três décadas, através da promoção de projetos que fortalecem a inclusão social e o bem-estar das populações abrangidas. “São 30 anos de sucesso e que só foi possível com a persistência necessária para superar os desafios ao longo do percurso”, realçou.

Caldeira evidenciou o contributo da associação para a divulgação e preservação do património e da cultura tradicional. “O impacto do já longo percurso de três décadas repercute-se muito além das fronteiras dos territórios sob a sua influência, mais exatamente Calheta, Campanário, Faial, Ilha, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava, Santana, São Jorge, São Roque do Faial e São Vicente, influenciando – e beneficiando – o desenvolvimento sustentável de toda a Região Autónoma da Madeira”, apontou.

O diretor regional lembrou ainda que há vários desafios pela frente, como a desertificação das zonas rurais e o envelhecimento populacional, pedindo a continuidade do empenho e dedicação da ADRAMA para contrariar a tendência de abandono de parte essencial do território.

Nesse sentido, Marco Caldeira apelou à continuidade do empenho e do trabalho colaborativo entre entidades públicas e privadas, salientando que o Governo Regional mantém o compromisso de colocar as pessoas e o território no centro das políticas públicas.“Ao longo dos anos, tem havido um trabalho em rede, profícuo e persistente, no qual destaco o importante papel da ADRAMA, para superarmos, em conjunto, as assimetrias socioeconómicas das áreas rurais, visando, como já referido, um sólido equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas