MADEIRA Meteorologia

Manifestação de trabalhadores amanhã no Funchal

Data de publicação
06 Março 2025
11:31

A direcção nacional da CIMH - Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP - IN, conjuntamente com a USAM - União de Sindicatos da Madeira, associam-se e participam na Semana da Igualdade que promove várias iniciativas em todo o País, sobre o lema ‘Igualdade no Trabalho, Liberdade na Vida, Tempo de Luta, Futuro de Paz’ de 5 a 12 de Março de 2025.

Neste âmbito, está agendada uma concentração/manifestação de trabalhadores/as na Rua das Pretas, no Funchal, a partir das 10h00 horas que percorrerá algumas ruas do Funchal em direção à Quinta Vigia.

O momento contará com uma conferência de imprensa, marcada para as 10h15, com declarações de Maria José Afonseca da direcção nacional da CIMH- CGTP-IN.

“Em 1975, coincidindo com o processo revolucionário no nosso país, foi proclamado pela ONU o Ano Internacional da Mulher, realizada a I Conferência Mundial da Mulher sob o lema “Igualdade, Desenvolvimento e Paz” e instituído o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, cuja origem remonta a 1910 quando Clara Zetkin, numa Conferência Internacional, propôs a instituição de uma celebração anual das Lutas pelos Direitos das Mulheres Trabalhadoras.Nesse mesmo ano, em Portugal, as Mulheres comemoram na RUA, o Primeiro 8de Março em Liberdade!”, recorda um comunicado enviado à redação.

“Na Região Autónoma da Madeira, é preciso dar particular visibilidade aos salários das mulheres trabalhadoras, numa grande maioria a auferir o salário mínimo regional, aos horários desregulados, ao trabalho por turnos, ao trabalho à noite e ao fim-de-semana, à discriminação existente de salário diferente para o mesmo trabalho entre homens e mulheres, à precariedade laboral existente no feminino, às responsabilidades da maternidade”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas