MADEIRA Meteorologia

Mais de 900 pessoas responderam ao inquérito sobre o Idadismo na Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Agosto 2023
14:05

Mais de 900 pessoas responderam ao inquérito sobre o Idadismo na Região Autónoma da Madeira, no período de 2 de junho a 1 de agosto, uma iniciativa da Direção Regional das Políticas de Longevidade, no âmbito da Campanha Regional de Combate ao Idadismo, sob o slogan "VIVA100IDADE".

Durante um período de 60 dias, apelou-se à participação da população na resposta ao inquérito numa atitude imbuída de uma cultura colaborativa com os stakeholders, parceiros sociais e da saúde com intervenção na comunidade, cujo contributo foi essencial para que a estratégia diagnóstica delineada, permitisse a mensuração efetiva da atitude idadista, no contexto regional.

A adesão ao inquérito foi muito positiva, pelo que agradecemos publicamente à população que dispensou o seu tempo no preenchimento do inquérito, bem como a todas as entidades públicas e privadas que contribuíram para a divulgação do inquérito.

O Governo Regional está empenhado em garantir um ambiente social que respeite e inclua as pessoas de todas as idades, e, nesse sentido quer promover a consciencialização, compreensão e empatia em relação às pessoas mais velhas, ao mesmo tempo que se propõe refletir e combater estereótipos e comportamentos discriminatórios, apelando também a um esforço coletivo para uma maior inclusão e coesão social, beneficiando pessoas de todas as faixas etárias.

A diretora regional das Políticas de Longevidade, Ana Clara Silva, afirma que "é possível criar uma sociedade onde o ser humano tem valor até ao final da sua vida. É responsabilidade de todos criar percursos de vida dignos, capazes e felizes. Conhecer a atitude idadista da Região é fundamental para desconstruir o Idadismo e para desenvolver intervenções direcionadas que abordem o idadismo em diversos níveis, desde as atitudes individuais até as práticas institucionais."

Refira-se que o Governo Regional da Madeira é o primeiro órgão público, em Portugal, a avançar com uma Campanha de combate ao Idadismo, com a participação direta da população.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas