MADEIRA Meteorologia

Mais de 800 madeirenses celebram o Dia da Região na Venezuela

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
02 Julho 2025
16:14

O Centro Português de Caracas acolheu, no dia 1 de julho, as comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, reunindo mais de 800 madeirenses e lusodescendentes numa jornada marcada pela emoção, identidade e cultura.

Segundo descreve a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, a celebração incluiu a cerimónia do içar das bandeiras da Venezuela, de Portugal e da Madeira, com entoação dos respetivos hinos, seguida de uma Missa Solene de Ação de Graças na Capela de Nossa Senhora de Fátima.

À noite, teve lugar um concerto da Orquestra Sinfónica da Venezuela, com a participação especial da cantora madeirense Vânia Fernandes e do cantor lusodescendente Jonathan Rodrigues da Silva, que emocionaram o público com interpretações aclamadas.

  • Mais de 800 madeirenses celebram o Dia da Região na Venezuela

“O ponto alto da cerimónia foi o discurso do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, amplamente aplaudido pelos presentes. Na sua intervenção, destacou o valor das comunidades emigrantes, o papel do movimento associativo e a importância de envolver as novas gerações”, lê.se na nota de imprensa.

Anunciou ainda medidas concretas do Governo Regional para reforçar a ligação com a diáspora, como a criação de um círculo eleitoral para os madeirenses residentes no estrangeiro e o empenho na implementação do voto eletrónico.

Sancho Gomes agradeceu o trabalho dos Conselheiros da Diáspora, dos dirigentes associativos, e elogiou o papel do Centro Português de Caracas e da Comissão Pró-Celebração, presidida por Wilder Barreto.

A celebração reforçou os laços entre a Madeira e a sua diáspora na Venezuela, afirmando que a Autonomia também pertence aos madeirenses além-mar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas