MADEIRA Meteorologia

Mais de 12 mil horas de formação durante o 1.º trimestre na Proteção Civil

Data de publicação
24 Abril 2025
20:19

O Serviço Regional de Proteção Civil promoveu, entre 1 de janeiro e 31 de março deste ano, 47 ações pedagógicas que proporcionaram a 601 formandos, um total de 12.092 horas de atividades. Isto, segundo informa aquele serviço tutelado pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, “no âmbito de um ambicioso plano de formação e treino para os agentes de proteção civil e entidades cooperantes do Sistema Integra de Operações de Proteção e Socorro da Madeira.”

Neste primeiro balanço do ano, foram realizados, no Centro de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) 36 cursos, que contaram com a participação de 400 formandos, no total de 10.043 horas de formação profissional.

Paralelamente, foram feitas 11 ações de treino operacional, que envolveram 201 participantes e somaram 2.050 horas de atividades práticas. Numa nota divulgada hoje, o Serviço Regional de Proteção Civil dá destaque para o aprontamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), sendo que, só neste âmbito, foram qualificados 279 operacionais das forças de resposta, entre bombeiros, militares das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, agentes da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Florestal, Sapadores Florestais e demais agentes de Proteção Civil que, desde o início do ano, frequentaram formação nas áreas de especialização em vigilância ativa pós-rescaldo, extinção de incêndios rurais, reconhecimento e avaliação da situação em incêndios rurais, entre outros.

Até ao final do mês de maio, a anteceder o período de maior empenhamento do DECIR estão ainda planeadas ações que vão abranger áreas-chave na gestão de emergências: analistas de incêndios rurais/florestais (Estratégico e Tático), gestão operacional em incêndios rurais e organização de postos de comando e coordenação aérea, entre outras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas