MADEIRA Meteorologia

Maio Branco termina em grande em Machico (com fotos e vídeos)

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
31 Maio 2025
21:30

Fechou com chave de ouro o Maio Branco, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro que, durante este mês, promoveu diversas atividades por toda a Região com o propósito de alertar para a prevenção do cancro do pulmão.

Hoje, Dia Mundial Sem Tabaco, dezenas de jovens e idosos juntaram-se na praia de areia amarela de Machico para assinalar a atividade “O primeiro Dia Sem Fumar”.

“A iniciativa de hoje foi o culminar de um mês de grandes atividades”, envolvendo escolas da Madeira e do Porto Santo, e às quais houve forte participação.

Satisfeito com a adesão conseguida, Ricardo Sousa, dirigente regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destacou a participação da população, que vestiu literalmente a camisola para defender esta causa.

Um dos momentos altos do dia foi conduzido pelo personal trainer Miguel Fernandes, que deu uma aula de pilates muito concorrida. Envolveram-se cerca de 40 pessoas.

“No fim, ficou um sentimento de dever cumprido e de mais um passo na luta contra o cancro e na prevenção do cancro do pulmão”, resumiu Ricardo Sousa.

O presidente do núcleo regional da liga agradeceu ainda a iniciativa de hoje do JM, que na sua edição impressa não só publicou uma reportagem sobre o tema como também preencheu o topo de várias páginas desta edição com mensagens fortes sobre os perigos do tabaco.

Nos agradecimentos, além de ter citado a disponibilidade da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Sousa destacou o empenho de Nivalda Pereira e Pedro Pereira, “que são os que têm alimentado e têm sido os mentores desta ação”.

Por outro lado, projetando os resultados das campanhas contra o tabaco, Ricardo Sousa evidenciou como positivo que as consultas de cessação tabágica estão hoje com lista de espera. “Significa que há mais pessoas a procurar”, disse, alertando, contudo, que é necessário que o modelo instalado impeça as recaídas, muito comuns entre os ex-fumadores.

“Se pensamos que quem fuma tem 80% de probabilidade de vir a ter cancro, é uma estatística muito elevada. Por isso, nós temos que baixar isto”, avisou.

Além de ter uma taxa de mortalidade elevada, o cancro do pulmão é também um dos mais prevalentes, ficando entre o 3.º e o 4.º lugar na Europa, conforme o país.

“Nós não podemos permitir que isso aconteça e temos de lutar e fazer com que as pessoas acreditem que é possível acabar com o tabaco e que é possível ter mais saúde”, mencionou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas